Manômetro que mede a pressão da pulverização

Afinal, qual é a pressão de pulverização correta?

Dúvidas sobre como selecionar a pressão de pulverização são recorrentes e uma das perguntas que mais recebemos por aqui. E não é para menos, uma vez que diversos aspectos da qualidade da aplicação são influenciadas por ela!

De modo geral, a pressão de pulverização é a energia utilizada no sistema, para quebrar a tensão superficial da calda em gotas, sendo medida pelo manômetro (Figura 1).

IMG 4817 scaled - Afinal, qual é a pressão de pulverização correta?
Figura 1 – Manômetro.

A pressão de pulverização exerce efeito direto na vazão da ponta. Maior pressão resulta em maior vazão. No entanto, o aumento da pressão causa redução no diâmetro da gota e aumenta a fração do espectro de gotas suscetíveis à deriva. Assim, a penetração e a cobertura do alvo também são influenciados pela pressão.

Além disso, a pressão deve ser suficiente para a abertura do ângulo de aspersão e a adequada sobreposição dos jatos.

Mas qual é a pressão de pulverização correta?

A resposta é o bom e velho depende!

O modelo da ponta de pulverização, a cobertura e penetração, de acordo com o alvo e características dos produtos na calda, assim como, as condições ambientais vigentes determinam a pressão ideal de trabalho.

Cada modelo de ponta apresenta um intervalo ideal de pressão, fora do qual, não alcançará seu desempenho ótimo e estará sujeita ao desgaste precoce. Vamos a um exemplo?

Algumas pontas de jato cônico apresentam seu melhor desempenho (gotas finas e muito finas, com turbilhonamento) em pressões em torno de 7 bars. Por outro lado, a maioria das pontas de jato plano operam em pressões variando de 2 a 4 bars.

Já as pontas de uso estendido têm esse nome justamente porque admitem uma maior amplitude de pressão de pulverização. A pressão pode variar de 1 bar para produzir gotas maiores, até 4 bars, produzindo gotas menores e como resultado, com maior capacidade de penetração. Assim, admitem o uso em uma gama maior de produtos e alvos.

O manômetro do seu pulverizador não é em bar? Confira as equivalências.

  • 1 bar = 100 kPa
  • 1 bar = 1,02 kgf cm‾²
  • 1 bar = 14,5 PSI
  • 1 PSI = 0,07 kgf cm‾²

Ou seja, a escolha da pressão ideal deve sempre começar pelas recomendações do fabricante para o modelo de pontas em uso. O aplicativo e o catálogo Ponta Certa reúnem essas informações, de acordo com a velocidade e a vazão pretendidas. Já falamos detalhadamente deles aqui.

Além disso, você pode consultar diretamente os catálogos: Hypro (inglês, a partir da página 135), Jacto, Magnojet, Stara e Teejet.

Depois disso, pequenos ajustes devem ser feitos em função das condições ambientais, alvo e produtos, como mencionado anteriormente.

Pode ajustar a vazão aumentando ou diminuindo a pressão?

Pode! Mas, apenas pequenos ajustes para chegar ao volume de pulverização pretendido.

Cabe lembrar que a vazão é diretamente proporcional à raiz quadrada da pressão. Ou seja, para dobrar a vazão, é necessário que pressão aumente quatro vezes! E isso implica em uma redução significativa no diâmetro das gotas.

O exemplo (Tabela 1) demonstra muito bem o impacto da pressão na vazão e no tamanho de gotas da ponta de jato plano 11004. Assim, em circunstâncias onde manter o diâmetro da gota é fundamental, a velocidade de deslocamento ou o tamanho da ponta (tamanho do orifício) podem ser alterados para alcançar o volume de calda desejado.

Tabela ponta stara - Afinal, qual é a pressão de pulverização correta?
Tabela 1 – Especificações técnicas da ponta de leque amplo 11004. Adaptado do catálogo do fabricante. G = gotas grossas, M = gotas médias, F = gotas finas.

Ainda, a necessidade de reduzir o risco de episódios de deriva de herbicidas tem se apoiado principalmente no tamanho de gotas. Assim, a escolha da correta pressão de pulverização para produzir gotas muito grossas e grossas é fundamental.

Saiba mais sobre em “Deriva de herbicidas: seu dinheiro pode estar voando por aí!“. Além disso, é essencial avaliar temperatura, umidade relativa e velocidade do vento para a pulverização. Compre seu termo-higro-anemômetro aqui!

Siga o WeedOut nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: 

Todo o material desse site, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso, sem autorização prévia. E-mail: contato@weedout.com.br

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Quer estar por dentro das novidades no manejo de plantas daninhas? Deixe seu email!

Também detestamos spam. Não se preocupe, você não receberá email todo dia! :)

Artigos relacionados:

error:
A imagem apresenta um termo higroanemômetro usado para verificar as condições ambientais para a aplicação de agrotóxicos.
Não aplique no escuro!

Meça temperatura, umidade relativa e velocidade do vento antes da pulverização. Compre agora seu Termo Higro Anemômetro Digital com desconto e frete grátis. 

20% Off

Promoção válida enquanto durarem os estoques.

Facilite a eficácia de controle.

Conheça e aplique melhor: um guia completo de todos os herbicidas registrados para uso no Brasil.

Domine o controle químico das plantas daninhas.

Mantenha-se atualizado!

Receba, direto no seu email, um resumo mensal do nosso conteúdo.

Fique tranquilo, também não gostamos de spam.