Conheça e aplique melhor os herbicidas

Dibrometo de diquate

O herbicida dibrometo de diquate é de ação total, de contato, posicionado em pós-emergência para o controle de mono e, principalmente, eudicotiledôneas.

Marcas comerciais: Bleran, Blowout, Burner (dibrometo de diquate + flumioxazina), Dessicash, Dessicash 200 SL, Diquash 200 SL, Diquat CCAB 200 SL, Diquat Nortox, Diquat Vanon 200 SL, Dorai, Dorai Max (amicarbazona + dibrometo de diquate), Egan, Gopan, Helmoquat, Lubaquat 200 SL, Macroquat 200 SL, Offer 200 SL, Rateio 200 SL, Reglone, Spraykill, Tempest, Venia BR.

SC – Suspensão concentrada
SL – Concentrado solúvel

1 – Recomendações de uso:

Culturas: algodão, batata, café, citros, duboisia, feijão, girassol, milho e soja.
Plantas daninhas controladas pelo dibrometo de diquate:
Algodão voluntário (Gossypium hirsutum)
Buva (Conyza canadensis)
Carrapicho-rasteiro (Acanthospermum australe)
Caruru-de-mancha (Amaranthus viridis)
Corda-de-viola (Ipomoea aristolochiaefolia)
Corda-de-viola (Ipomoea grandifolia)
Cordão-de-frade (Leonotis nepetifolia)
Guanxuma (Sida rhombifolia)
Leiteiro (Euphorbia heterophylla)
Milho voluntário (Zea mays)
Picão-preto (Bidens pilosa)
Saco-de-padre (Cardiospermum halicacabum),
Soja voluntária (Glycine max)
Trapoeraba (Commelina benghalensis)
Posicionamento: dessecação pré-colheita de batata, feijão e soja. Dessecação na pré-colheita de plantas daninhas que dificultam a operação de colheita da soja. Controle em pós-emergência das plantas daninhas antes da semeadura do feijão, algodão, milho, soja e girassol. Aplicado nas entrelinhas das culturas de café, citros e duboisia.
Doses: 300 a 700 g i.a./ha.

Consulte sempre um(a) engenheiro(a) agrônomo(a) e siga as prescrições da receita agronômica e da bula.

2 – Características físico-químicas do herbicida:

Grupo químico: bipiridílio.
Pressão de vapor: 1,3 x 10-5 Pa (25ºC).
Solubilidade: 718000 mg/L de água em pH 7,2, a 20ºC.
pKa: não ionizável.
Kow: log Kow = -4,26 (20ºC).

3 – Comportamento nas plantas:

Absorção e translocação: prontamente absorvido pelas folhas. As cargas positivas e a natureza polar da molécula interagem com a superfície negativamente carregada das folhas e a membrana. Dibrometo de diquate se transloca pelo apoplasto, no entanto, a mobilidade é reduzida devido a rápida ação do herbicida na presença de luz. Em virtude disso, é constatada maior movimentação de diquate quando aplicado no escuro.
Mecanismo de ação: inibidor da fotossíntese no Fotossistema I.
Classificação HRAC: grupo D.
Sintomatologia: inicia pelo aspecto oleoso (encharcamento) dos tecidos, que evolui para dessecação em algumas horas após a aplicação, quando em sol pleno. A necrose completa e morte da planta ocorre em poucos dias.
Metabolismo e seletividade: aparentemente, não metabolizado em plantas superiores.
Casos de resistência: até o momento, são relatadas 10 ocorrências de resistência à diquate no mundo, dentre elas duas espécies de buva (Conyza sumatrensis, Conyza bonariensis) é. No entanto, nenhuma no Brasil.
Mecanismos de resistência: provavelmente, mecanismos de sequestro do herbicida, a fim de que, não encontre o sítio de ação em concentração letal.

4 – Comportamento no ambiente:

Sorção: extremamente adsorvido às cargas negativas do solo, devido à natureza dicatiônica da molécula. A forte adsorção indisponibiliza o herbicida para as plantas e microrganismos no solo.
Koc: média de 1000000 mL/g.
Kd:
Transformação: podem ocorrer perdas a partir da superfície foliar pulverizada.
Persistência: dibrometo de diquate é altamente persistente no solo devido à sua forte ligação com a argila, o que o torna indisponível para microrganismos e plantas. A meia-vida pode chegar a 1000 dias.
Mobilidade: imóvel no solo.
Volatilização: sem perdas.

5 – Tecnologia de aplicação terrestre:

Volume de calda: 200 a 300 L/ha.
Preparação da calda: colocar água limpa no tanque do pulverizador (pelo menos 3/4 de sua capacidade) ou de tal forma que atinja a altura do agitador (ou retorno) e, com a agitação acionada, adicionar a quantidade recomendada do produto. Também manter a calda sob agitação constante durante a pulverização. A aplicação deve ser realizada no mesmo dia da preparação da calda.
Tamanho de gotas: acima de 350 mícron de diâmetro médio volumétrico (DMV).
Pontas de pulverização: leque da série 80 ou 100.
Altura da barra: a altura da barra e espaçamento entre bicos deve permitir uma boa sobreposição dos jatos e cobertura uniforme no alvo.
Velocidade do vento: entre 3 e 7 km/h.
Umidade do ar: superior a 55%.
Temperatura: entre 20 e 30ºC.
Incompatibilidades e limitações de uso: soluções concentradas de dibrometo de diquate não devem ser estocadas em contato com metais. Pode hidrolisar em água alcalina. Pode ser misturado em tanque com 2,4-D, ureias substituídas e S-triazinas, embora, a velocidade de ação na luz, comprometa a mobilidade de herbicidas sistêmicos.
Facilitadores de eficácia: a cobertura uniforme das plantas daninhas é essencial para maior eficácia de controle, uma vez que se trata de herbicida de contato. Em razão disso, o estádio de desenvolvimento das plantas daninhas (até 15 cm) também é determinante. Usar espalhante adesivo conforme recomendação do fabricante.

Literatura consultada:
AGROFIT. Sistemas de agrotóxicos fitossanitários. Disponível em: https://agrofit.agricultura.gov.br/agrofit_cons/principal_agrofit_cons. Acesso em: 12 fev. 23.
HEAP, I. The international herbicide-resistant weed database. Disponível em: www.weedscience.org. Acesso em: 12 fev. 23.
RODRIGUES, B. N.; ALMEIDA, F. L. S. Guia de herbicidas. 7ª ed. Londrina, 2018. 764 p.
SHANER, D. L. Herbicide Handbook. 10th Edition, Weed Science Society of America, Lawrence, 2014. 513 p.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: 

Todo o material desse site, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso, sem autorização prévia. E-mail: contato@weedout.com.br

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Quer estar por dentro das novidades no manejo de plantas daninhas? Deixe seu email!

Também detestamos spam. Não se preocupe, você não receberá email todo dia! :)

Artigos relacionados:

error:

Facilite a eficácia de controle.

Conheça e aplique melhor: um guia completo de todos os herbicidas registrados para uso no Brasil.

Domine o controle químico das plantas daninhas.