IMG 5786 scaled - Echium plantagineum, a flor-roxa

Echium plantagineum, a flor-roxa

Nativa da Europa, a beleza das flores roxas de Echium plantagineum levou à introdução da espécie como ornamental no Brasil. Hoje, é comum ver campos e pastagens dessa cor, dominados pela planta daninha.

Nome científico: Echium plantagineum L.
Sinônimos: Echium violaceum, Echium lycopsis
Família: Boraginaceae
Código EPPO: EHIPL

Nomes populares: flor-roxa, borragem, flor morada.

Hábitat: principalmente em áreas de pastagens e cobertura verde, também em cereais de inverno.
Distribuição: região Sul do Brasil.
Ciclo: bianual ou semiperene. Germinação no outono, emissão de escapos florais no final do inverno, floração na primavera. Podem sobreviver ao verão e rebrotar no outono seguinte.
Características gerais: eudicotiledônea, planta C3, reprodução por sementes, porém com abundante reserva nas raízes, o que contribui para tolerância ao déficit hídrico e rebrote.

Plântulas: duas folhas de limbo oval, ponta arredondada.
Caule: ausente. O que parece ser o caule, na verdade é o escapo floral.
Folhas: organizadas em roseta, de inserção alternada. As primeiras folhas da roseta (inferiores) apresentam pecíolo curto, arroxeado. As folhas seguintes são sésseis. O limbo foliar é verde escuro, com nervuras proeminentes e pilosidade abundante, com pelos curtos e rígidos. As folhas do escapo floral reduzem de tamanho progressivamente e são mais macias.
Inflorescência: ao final do período vegetativo, a planta emite um ou mais escapos florais. Os cachos de flores, que parecem desenrolar, têm inserção axilar e terminal. A coloração das flores varia do rosa até roxo azulado, porém brancas também podem ocorrer, embora raras. Apresentam formato de trombeta, com 5 pétalas, 2 estames maiores e 3 menores. Estilete semelhante a um fio longo, com a ponta bifurcada, projetando-se para fora da flor.
Frutos e sementes: fruto do tipo carcerulídeo, em número de 4 por flor.

Herbicidas recomendados: de acordo com o AGROFIT, não há herbicidas registrados para o controle de Echium plantagineum. No entanto, o uso de herbicidas inibidores de ALS e auxinas sintéticas como 2,4-D tem sido relatado na literatura como eficazes.
Resistência a herbicidas: a resistência de Echium plantagineum ao herbicida metsulfurom-metílico foi relatada em lavouras de trigo e outros cereais de inverno em 2015.

Literatura consultada

HEAP, I. The international herbicide-resistant weed database. Disponível em: www.weedscience.org. Acesso em: 21 nov 2022.
MOREIRA, H. J. C.; BRAGANÇA, H. B. N. Manual de identificação de plantas infestantes: arroz. São Paulo: FMC Agricultural Products, 2010. 854 p.
TROPICOS ORG. Missouri Botanical Garden. Disponível em https://www.tropicos.org/home. Acesso em: 21 nov 2022.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: 

Todo o material desse site, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso, sem autorização prévia. E-mail: contato@weedout.com.br

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

error:

Facilite a eficácia de controle.

Conheça e aplique melhor: um guia completo de todos os herbicidas registrados para uso no Brasil.

Domine o controle químico das plantas daninhas.