Conheça e aplique melhor os herbicidas

Halauxifen-metil

O herbicida halauxifen-metil é sistêmico, formulado em mistura com diclosulam e recomendado para o manejo pré-semeadura da soja.

Marcas comerciais: Paxeo (diclosulam + halauxifen-metil) e Texaro (diclosulam + halauxifen-metil).

WG – Grânulos dispersíveis em água.

 

1 – Recomendações de uso:

Culturas: soja.
Plantas daninhas controladas pelo halauxifen-metil + diclosulam:
Algodão voluntário (Gossypium hirsutum)
Buva (Conyza bonariensis, Conyza sumatrensis)
Capim-amargoso (Digitaria insularis)
Corda-de-viola (Ipomoea grandifolia)
Leiteiro (Euphorbia heterophylla)
Losna (Ambrosia artemisiifolia)
Picão-preto (Bidens pilosa)
Soja voluntária (Glycine max)
Trapoeraba (Commelina benghalensis)
Vassourinha-de-botão (Spermacoce verticillata)
Posicionamento: aplicação em pré-semeadura da cultura da soja, visando controle das plantas daninhas em pré-emergência e/ou pós-emergência (dessecação pré-plantio da cultura).
Doses: 2,4 a 6 g e.a./ha.

Consulte sempre um(a) engenheiro(a) agrônomo(a) e siga as prescrições da receita agronômica e da bula.

 

2 – Características físico-químicas do herbicida:

Grupo químico: ácido piridinocarboxílico.
Pressão de vapor: metil – 1,5 x 10-8 Pa, ácido – 2,4 x 10-7 Pa (25ºC).
Solubilidade: metil – 1,66 a 1,69 mg/L de água, a 20ºC em pH 5, 7 e 9. Ácido – 102 mg/L de água (20ºC, pH 5), 3,1 g/L (20ºC, pH 7) e 46,1 g/L (20ºC, pH 9).
pKa: metil – 2,8 e ácido – 5,11.
Kow: metil – 3,75 a 3,92 (pH 5, 7 e 9). Ácido – 0,42 (pH 5), -0,83 (pH 7) e -1,01 (pH 9).

 

3 – Comportamento nas plantas:

Absorção e translocação: absorvido pelas raízes e parte aérea das plantas. Transloca-se pelo floema e xilema, acumulando-se nos pontos de crescimento.
Mecanismo de ação: mimetizador de auxina.
Classificação HRAC: Grupo O.
Sintomatologia: epinastia do caule e pecíolos, deformação foliar (estriamento, retorcimento, inchaço/tumor), clorose e engrossamento do caule.
Metabolismo e seletividade: o éster halauxifeno-metil rapidamente sofre de-esterificação, resultando em halauxifeno ácido (XDE-729). Ou seja, a molécula parental é rapidamente metabolizada para a forma ácida, sendo que ambas exercem ação fitotóxica.
Casos de resistência: não há relatos até o momento.

4 – Comportamento no ambiente:

Sorção:
Koc:
28 a 423 mL/g de carbono orgânico para halauxifen-metil ácido.
Kd:
Transformação: hidrólise dependente do pH, sendo mais rápida em condições basídicas. XDE-729 é estável para hidrólise. A molécula parental sofre fotólise aquática rapidamente. Por outro lado, a fotólise no solo não é esperada ser uma importante rota de dissipação para o halauxifen-metil e seus subprodutos. Degradado rapidamente em solos aeróbicos.
Persistência: quando considerados os resíduos totais, a meia vida em solo aeróbico varia de 52 a 257 dias. No entanto, a meia-vida para XDE-729 ácido variou de 3 a 12 dias.
Mobilidade: moderadamente móvel (deriva, transporte superficial e lixiviação).
Volatilização: perdas desprezíveis.

5 – Tecnologia de aplicação terrestre:

Volume de calda: 100 a 300 L/ha.
Preparação da calda: não utilizar águas turvas ou com presença de argilas (barrentas), pois a eficiência do produto poderá ser prejudicada. Abasteça o tanque do pulverizador até a metade da sua capacidade com água, mantendo o agitador ou retorno em funcionamento. Adicionar a mistura formulada ao tanque do pulverizador e completar o volume com água. A agitação deverá ser constante durante a preparação e aplicação da calda. Prepare apenas a quantidade de calda necessária para completar o tanque de aplicação, pulverizando logo após a sua preparação. Caso aconteça algum imprevisto que interrompa a agitação da calda, agitá-la vigorosamente antes de reiniciar a aplicação. Realizar o processo de tríplice lavagem da embalagem durante o preparo da calda. Ordem do preparo da calda: primeiro adicione o herbicida ao tanque pulverizador e posteriormente adicione o adjuvante do tipo óleo vegetal (éster metilado de soja).
Tamanho de gotas: grossas a muito grossas.
Pontas de pulverização: pontas de jato plano com indução de ar, tal como AIXR, espaçados de 50 cm, angulados a 90º com relação ao solo.
Altura da barra: 0,5 metro acima do alvo.
Velocidade do vento: entre 3 e 10 km/h.
Umidade do ar: acima de 55%.
Temperatura: inferior a 30ºC.
Incompatibilidades e limitações de uso: Deverá ser respeitado um período de 7 dias, exceto para solos arenosos (< 25% argila), onde o plantio deverá ocorrer ao menos 14 dias após aplicação. A eficiência pode ser reduzida se ocorrerem chuvas até o período de 4 horas após a aplicação. A soja não poderá ser rotacionada com as seguintes culturas de outono, plantadas imediatamente após a colheita da soja: brássicas e girassol.
Facilitadores de eficácia: quando aplicada em pós-emergência das plantas daninhas, a mistura formulada de halauxifen-metil + diclosulam necessita da adição de adjuvante do tipo óleo vegetal (éster metilado de soja), na dose de 0,5 L/ha. Visando ampliar o espectro de controle, recomenda-se a complementação com herbicida glifosato. Em torno de 7-10 dias após a aplicação, recomenda-se o uso de um herbicida de contato não residual, possibilitando plantio em área limpa.

Literatura consultada:
AGROFIT. Sistemas de agrotóxicos fitossanitários. Disponível em: https://agrofit.agricultura.gov.br/agrofit_cons/principal_agrofit_cons. Acesso em: 8 mar. 23.
HEAP, I. The international herbicide-resistant weed database. Disponível em: www.weedscience.org. Acesso em: 8 mar. 23.
UNITED STATES ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY. Ecological Risk Assessment for the New Herbicide Halauxifen-methyl. Disponível em: https://www.regulations.gov/document/EPA-HQ-OPP-2012-0919-0009. Acesso em: 8 mar. 23.
XU, J. et al. Mode of action of a novel synthetic auxin herbicide halauxifeno-methyl. Agronomy, v. 12, n. 1659, 2022.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: 

Todo o material desse site, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso, sem autorização prévia. E-mail: contato@weedout.com.br

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Quer estar por dentro das novidades no manejo de plantas daninhas? Deixe seu email!

Também detestamos spam. Não se preocupe, você não receberá email todo dia! :)

Artigos relacionados:

error:

Facilite a eficácia de controle.

Conheça e aplique melhor: um guia completo de todos os herbicidas registrados para uso no Brasil.

Domine o controle químico das plantas daninhas.

Mantenha-se atualizado!

Receba, direto no seu email, um resumo mensal do nosso conteúdo.

Fique tranquilo, também não gostamos de spam.