IMG 5786 scaled - Echium plantagineum, a flor-roxa

Echium plantagineum, a flor-roxa

Nativa da Europa, a beleza das flores roxas de Echium plantagineum levou à introdução da espécie como ornamental no Brasil. Hoje, é comum ver campos e pastagens dessa cor, dominados pela planta daninha.

Nome científico: Echium plantagineum L.
Sinônimos: Echium violaceum, Echium lycopsis
Família: Boraginaceae
Código EPPO: EHIPL

Nomes populares: flor-roxa, borragem, flor morada.

Hábitat: principalmente em áreas de pastagens e cobertura verde, também em cereais de inverno.
Distribuição: região Sul do Brasil.
Ciclo: bianual ou semiperene. Germinação no outono, emissão de escapos florais no final do inverno, floração na primavera. Podem sobreviver ao verão e rebrotar no outono seguinte.
Características gerais: eudicotiledônea, planta C3, reprodução por sementes, porém com abundante reserva nas raízes, o que contribui para tolerância ao déficit hídrico e rebrote.

Plântulas: duas folhas de limbo oval, ponta arredondada.
Caule: ausente. O que parece ser o caule, na verdade é o escapo floral.
Folhas: organizadas em roseta, de inserção alternada. As primeiras folhas da roseta (inferiores) apresentam pecíolo curto, arroxeado. As folhas seguintes são sésseis. O limbo foliar é verde escuro, com nervuras proeminentes e pilosidade abundante, com pelos curtos e rígidos. As folhas do escapo floral reduzem de tamanho progressivamente e são mais macias.
Inflorescência: ao final do período vegetativo, a planta emite um ou mais escapos florais. Os cachos de flores, que parecem desenrolar, têm inserção axilar e terminal. A coloração das flores varia do rosa até roxo azulado, porém brancas também podem ocorrer, embora raras. Apresentam formato de trombeta, com 5 pétalas, 2 estames maiores e 3 menores. Estilete semelhante a um fio longo, com a ponta bifurcada, projetando-se para fora da flor.
Frutos e sementes: fruto do tipo carcerulídeo, em número de 4 por flor.

Herbicidas recomendados: de acordo com o AGROFIT, não há herbicidas registrados para o controle de Echium plantagineum. No entanto, o uso de herbicidas inibidores de ALS e auxinas sintéticas como 2,4-D tem sido relatado na literatura como eficazes.
Resistência a herbicidas: a resistência de Echium plantagineum ao herbicida metsulfurom-metílico foi relatada em lavouras de trigo e outros cereais de inverno em 2015.

Literatura consultada

HEAP, I. The international herbicide-resistant weed database. Disponível em: www.weedscience.org. Acesso em: 21 nov 2022.
MOREIRA, H. J. C.; BRAGANÇA, H. B. N. Manual de identificação de plantas infestantes: arroz. São Paulo: FMC Agricultural Products, 2010. 854 p.
TROPICOS ORG. Missouri Botanical Garden. Disponível em https://www.tropicos.org/home. Acesso em: 21 nov 2022.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: 

Todo o material desse site, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso, sem autorização prévia. E-mail: contato@weedout.com.br

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Quer estar por dentro das novidades no manejo de plantas daninhas? Deixe seu email!

Também detestamos spam. Não se preocupe, você não receberá email todo dia! :)

Artigos relacionados:

error:

Facilite a eficácia de controle.

Conheça e aplique melhor: um guia completo de todos os herbicidas registrados para uso no Brasil.

Domine o controle químico das plantas daninhas.

Mantenha-se atualizado!

Receba, direto no seu email, um resumo mensal do nosso conteúdo.

Fique tranquilo, também não gostamos de spam.