misturas de herbicidas

Tetflupyrolimet: o primeiro herbicida de um novo mecanismo de ação

É isso mesmo, vem um novo mecanismo de ação por aí! O herbicida Tetflupyrolimet foi anunciado pela FMC no Investor Technology Update da corporação e mira no controle de longa duração de gramíneas resistentes em arroz, com potencial para outras culturas.

Mas por que esse anúncio é tão importante?

O número de relatos de plantas daninhas resistentes a herbicidas mais que dobrou nos últimos dez anos, desafiando o manejo e elevando drasticamente os custos de controle. Além disso, o lançamento do Tetflupyrolimet quebra um lapso temporal de quase trinta anos sem novos mecanismos de ação herbicida.  

Isso porque desenvolver um novo herbicida, grupo químico ou modo de ação é um processo bastante complexo. Milhares de moléculas são examinadas em busca de um composto que conjugue especificidade pelo alvo, seletividade, baixa toxicidade e atividade em baixas concentrações. Além disso, os herbicidas modernos devem ser ambientalmente seguros e é claro, economicamente viáveis.

Segundo Qu et al. (2021), um ingrediente ativo é selecionado para próxima fase, a cada 159 mil compostos testados.

Não podemos esquecer que estamos tentado controlar plantas, dentre plantas! Também por isso, a obtenção de seletividade a partir de transgenia e tecnologias de edição de genes é tão promissora. 

Mas e o Tetflupyrolimet?

O Tetflupyrolimet (Figura 1) foi classificado pelo Herbicide Resistance Action Committee (HRAC) e pela Weed Science Society of America (WSSA) como um inibidor da Dihydroorotate dehydrogenase (DHODH). O herbicida é pertencente ao Grupo 28, segundo a classificação atualizada de modos de ação, agora unificada entre os dois órgãos e ao grupo químico Aryl pyrrolidinone anilide.

Tetflupyrolimet - Tetflupyrolimet: o primeiro herbicida de um novo mecanismo de ação
Figura 1: Molécula do Tetflupyrolimet. Adaptado de Qu et al. (2021).

A enzima alvo está localizada na superfície externa da membrana mitocondrial interna. É envolvida na quarta etapa da biossíntese de novo da pirimidina, que é um processo enzimático de seis passos.

A pirimidina é substrato para as bases nitrogenadas citosina (C), timina (T) e uracila (U). Ou seja, a inibição dessa enzima acaba por interferir na síntese de DNA e RNA (DAYAN, 2019).

Na prática, significa que o herbicida inibe a formação de novos tecidos, consequentemente, atua no crescimento e desenvolvimento. As plantas sensíveis apresentam retardo marcante no crescimento, com retenção foliar e inibição de raízes, evoluindo para morte (DAYAN, 2019).

A inibição desse processo fisiológico é letal para a maioria dos organismos, porém, há diferenças funcionais da DHODH entre animais e plantas. Qu et al. (2021) destacam a alta eficiência de controle, amplo espectro e baixa toxicidade à mamíferos do Tetflupyrolimet. 

Ainda, metabolismo diferencial é a provável forma de seletividade, responsável pela tolerância em arroz (DAYAN, 2019). 

O que esperar do Tetflupyrolimet?

O Tetflupyrolimet é um potente inibidor de DHODH e o prolongado período de controle é um destaque, chegando a 50 dias (Qu et al., 2021). Capim-arroz e outras gramíneas estão entre os alvos, além da atividade sobre ciperáceas e algumas eudicotiledôneas (folhas largas). Segundo Al-Khatib (2020) o herbicida apresenta ampla janela de aplicação, desde 2 folhas, até início do perfilhamento.

Além disso, a molécula é posicionada como uma alterativa para biótipos resistentes ao penoxsulam. Segundo o informativo da FMC, o produto também está sendo testado em cana-de-açúcar, trigo, soja e milho, além de misturas formuladas com outros herbicidas e tem previsão de lançamento para 2023 a 2027 na América Latina.

A lavoura de arroz aguarda ansiosa por essa nova solução!


Tá na dúvida se pode misturar dois ou mais herbicidas? Explicamos tudo sobre misturas em tanque aqui!


Literatura consultada

Al-Khatib, K. Weed Management Update. Disponível em: https://ucanr.edu//sites/RiceTestSite/files/346130.pdf. Acesso em: 27 out. 2021.

DAYAN, F. E. Current Status and Future Prospects in Herbicide Discovery. Plants, n. 8, v. 341, p. 1-18, 2019. 

FMC. Investor Technology Update. Disponível em: https://s21.q4cdn.com/968238644/files/doc_presentations/2020/FMC-Investor-Technology-Update-Slides-FINAL-[v1].pdf. Acesso em: 27 out. 2021. 

FMC. Novel herbicide tetflupyrolimet from FMC Corporation granted a new mode of action classification. Disponível em: https://news.agropages.com/News/NewsDetail—38705.htm. Acesso em: 27 out. 2021.

QU, R. Y., et al. Where are the new herbicides? Pest Management Science, n. 77, p. 2620-2625, 2021. 

UMETSU, N.; SHIRAI, Y. Development of novel pesticides in the 21st century. Journal of Pesticide Science, n. 45, v. 2, p. 54-74, 2020.

WSSA Public Awareness Committee. Fact Sheet HRAC Mode of Action Updates, FS #8, April, 2021. Disponível em: https://wssa.net/wp-content/uploads/HRAC-FACT-SHEET-FINAL-1.pdf. Acesso: 10 set. 2021.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: 

Todo o material desse site, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso, sem autorização prévia. E-mail: contato@weedout.com.br

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

error:

Facilite a eficácia de controle.

Conheça e aplique melhor: um guia completo de todos os herbicidas registrados para uso no Brasil.

Domine o controle químico das plantas daninhas.

Mantenha-se atualizado!

Receba, direto no seu email, um resumo mensal do nosso conteúdo.

Fique tranquilo, também não gostamos de spam.