Sintomas de florpirauxifen-benzil em soja

Você conhece os sintomas do herbicida florpirauxifen-benzil?

Seletivo para arroz irrigado, o herbicida é importante ferramenta para o controle de ciperáceas, capim-arroz, sagitária e angiquinho. No entanto, a auxina sintética pode causar injúrias em culturas sensíveis. Saiba reconhecer os diferentes sintomas de florpirauxifen-benzil!

Não conhece esse herbicida? Ele é comercializado sob a marca comercial Loyant®.

Os sintomas causados pelo herbicida nas plantas daninhas, principalmente nas gramíneas, são peculiares. Alguns dias após a aplicação, as plantas apresentam crescimento desordenado. Frequentemente, a ponta do ápice foliar fica retida na bainha, formando uma estrutura semelhante a um laço ou anel. Também se encontram folhas retorcidas em espiral.

O crescimento é paralisado, com um aumento (intumescimento) da região do caule próxima ao solo. Durante esse processo, a planta já está bastante afetada, no entanto, ainda se mantém verde. Pode ocorrer escurecimento do sistema radicular.

Após, inicia-se o apodrecimento dos tecidos e a planta, literalmente, se desfaz. O período entre aplicação e morte pode variar de 15 a 30 dias, dependendo da espécie, dose e condições climáticas, dentre outros fatores.

Sintomas de florpirauxifen-benzil em culturas

Os sintomas descritos acima também podem se manifestar na cultura do arroz, como resultado de fitointoxicação por doses excessivas do herbicida.

Além disso, a imagem (Figura 1) ilustra um cenário muito comum no campo: culturas muito diferentes implantadas lado a lado.

Nesse contexto, algum nível de injúria quase sempre acontece. Principalmente, devido a deriva de partículas.

Embora as auxinas sintéticas sejam apontadas pela possibilidade de volatilização, a menor pressão de vapor do florpirauxifen-benzil reduz a probabilidade dos sintomas serem resultantes dessa via.

Para entender a diferença entre deriva de partículas e de vapor, clique aqui.

IMG 0906 2 scaled - Você conhece os sintomas do herbicida florpirauxifen-benzil?
Figura 1 - Lavoura de soja ao lado da lavoura de arroz.

Dessa forma, é comum encontrar os sintomas do herbicida em áreas de soja contíguas às de arroz.

Em soja e em outras culturas “folhas largas” sensíveis, como feijão, algodão, girassol, os sintomas são comuns às auxinas sintéticas. Iniciam pela epinastia dos caules. Isso acontece porque um lado cresce mais do que o outro, orientado o ápice da planta em direção ao solo.

As nervuras das folhas também apresentam padrão de crescimento alterado, gerando uma aparência de espessamento e encarquilhamento do limbo foliar.

Os sintomas do herbicida estão apresentados no carrossel de imagens a seguir:

Literatura consultada:

Miller, M.R.; Norsworthy, J.K. Row crop sensitivity to low rates of foliar-applied florpyrauxifen-benzyl. Weed Technology, v. 32, p. 398–403, 2018.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: 

Todo o material desse site, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso, sem autorização prévia. E-mail: contato@weedout.com.br

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Quer estar por dentro das novidades no manejo de plantas daninhas? Deixe seu email!

Também detestamos spam. Não se preocupe, você não receberá email todo dia! :)

Artigos relacionados:

error:

Facilite a eficácia de controle.

Conheça e aplique melhor: um guia completo de todos os herbicidas registrados para uso no Brasil.

Domine o controle químico das plantas daninhas.

Mantenha-se atualizado!

Receba, direto no seu email, um resumo mensal do nosso conteúdo.

Fique tranquilo, também não gostamos de spam.